Ponto de Vista: Nova Palio Weekend

"Agora sim". Aposto que é o que todo mundo deve pensar ao ver a nova Fiat Palio Weekend, e a sua irmã mais bem vestida, a Palio Weekend Adventure. Ou não.. afinal sempre tem um do contra. Mas é fato que elas estão em sua melhor roupagem.

O farol dianteiro tem o auxílio das lentes iguais às do Novo Siena, e diferente do lançado no Novo Palio: funcionam melhor, são biparábola, e não são feias iguais ao hatch.


A Fiat está abusando dos cromados, ao melhor estilo Audi: Grade em 'H' na frente, com cromado em cima e em baixo. Mas diferentemente do Siena, os cromados só afetam a versão de entrada, a ELX, somente disponível com motor 1.4 de 86 cv. Na versão Adventure, disponível somente com motor 1.8 da antiga Powertrain, os cromados não aparecem, e dão lugar à bela grade dianteira, bem desenhada e harmônica.



















A Fiat estréia uma nova versão com a linha 2009: é a Palio Trekking - uma versão intermediária, disponivel somente com o motor 1.4, que tem alguns aspectos de fora de estrada leve, mas bem menos que na Adventure.



















Parenteses: O nome Trekking já foi usado anteriormente, e foi inaugurado na Fiorino, para atrair um pouco o público jovem pra uma picape que só tinha uma vocação: trabalho.

O grande trunfo desta vez ficou por conta da traseira, onde as antigas lanternas em formato de panetone deram lugar à um conjunto óptico horizontal, inspirado nos primos ricos da Alfa Romeo.

A Fiat está lançando junto com a versão Adventure, um opcional exclusivo: o Diferencial Autoblocante, que ela preferiu chamar de Locker®.

No site de lançamento da perua, é possivel ver a seguinte frase: "Mas a grande surpresa está em uma inovação tecnológica da Fiat: Adventure Locker®. Um exclusivo sistema de bloqueio de diferencial que dá ao veículo condições de superar situações fora-de-estrada como pisos escorregadios, irregulares ou atoleiros. Perfeito pra quem adora ver o carro coberto de lama". Alto lá - não pense que você está comprando um autêntico 4x4 como a versão 4WD da Ford EcoSport, na Fiat o diferencial autoblocante tem mais utilidade publicitária do que num atoleiro, afinal ele só atua nas rodas dianteiras, não chega a ter uma eficiência digna de honras, e promete sair de uma situação em que poucos compradores desta perua vão vivenciar.

Por dentro, nenhuma mudança significativa: o painel segue o mesmo desenho da terceira geração, com apliques cinzas. Os mostradores seguem o desenho duvidoso do que foi lançado no Palio Hatch, com o indicador de combustível digital. A exceção fica com a versão Adventure, que mantém os bem resolvidos mostradores antigos, e para melhorar o visual fora de estrada, a Palio adventure pegou emprestado da Idea Adventure a bússola e os inclinômetros que ficam em cima do rádio.

Mecanicamente, a única que sofreu alterações foi a suspensão da versão Adventure, que foi reprojetada e dimensinada para ficar 2 cm mais alta, porém mais firme que sua antecessora. Os motores são velhos conhecidos, e já estão desatualizados, carentes de uma melhoria tecnológica - em tempo, a Fiat deve lançar o motor 1.9, juntamente com o sucessor da linha Marea, o Linea.

No conjunto, essa é a melhor Palio Weekend feita pela Fiat. Todos sabemos que a Palio Adventure sempre foi a vedete da Fiat, que estreou o segmento de Fora-de-estrada leve - agora ela tem mais motivos para comemorar.

- Vinícius Esgalha, que tem saudades da versão Stile da familia Palio.

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