Mercado: Aberrações Automotivas

Alguém já parou pra se perguntar porquê temos alguns Frankensteins sobre rodas andando nas nossas ruas? O pior é saber que eu não estou falando de carros velhos. Estou falando de carros zero kilometro.

Vamos começar com um lançamento que está por vir, e está prometido pra este ano: o Peugeot 207. Com certeza muita gente já viu fotos do 207 que estão lançando na Europa. Você viu? Pois bem, esqueça. A Peugeot lançará o 207 no Brasil em cima do modelo atual 206, com algumas mudanças estéticas que o deixará muito semelhante ao modelo 207 europeu. Em outras palavras, novo Peugeot 206 e meio: um frankenstein para o povo brasileiro.

Um outro exemplo de amargar é o VW Golf. Vamos imaginar a seguinte situação: a Volks mantinha em nosso mercado o Bora e o Golf em suas quartas gerações. Foi o primeiro Golf produzido no Brasil (seu antecessor, o primeiro modelo de Golf no Brasil, era importado), e foi a primeira vez do Bora (também conhecido por Jetta em outros países) no Brasil. Até aqui, tudo perfeito.. Mas não parou por aí... A VW lançou a quinta geração do Golf na Europa (aliás, a sexta já está no forno), e aqui pros tupiniquins ela decidiu que a quarta geração tava bom demais - deu um tapa no visual, e saiu esse Golf IV e 1/2. Sinceramente aquela frente de bagre não dá pra engolir. Só para comparar, você prefere o Golf deles, ou o nosso Golf? Para se ter uma idéia, o Jetta (ou Bora) é o mais próximo do que se entende por Golf Sedan - em outras palavras: o nosso Golf devia ter a mesma cara, tamanho, peças, qualidade, e afins que o Jetta que todo mundo conhece.

Aliás, nem vou aprofundar na família Golf no Brasil, que é mexer em vespeiro. Tome exemplo que temos o VW Jetta e o VW Bora vendendo descaradamente juntos como se fossem carros diferentes. Que o nosso mercado é defasado em relação à Europa não é novidade, mas o que está acontecendo agora não é simplesmente o atraso em relação à eles, e sim que as montadoras estão quase subjulgando o consumidor daqui.


Nenhuma montadora fica livre desta façanha não. Até a mais inocente Chevrolet recentemente teve a cara de pau de lançar o novo Vectra por aqui. O engraçado é que lá fora ele é conhecido como Astra, e o Vectra por lá é um senhor de um carro, de categoria superior ao Astra. Realmente o Vectra É de uma linha superior ao Astra, e sempre foi assim. Não me admira se a GM lançar o Corsa de lá como Astra aqui...

Antes que alguém pergunte, a Chevrolet é um nome fraco na Europa. Lá eles conhecem como Opel, uma outra subsidiária da GM. E nesta comparação que estou fazendo, é difícil comparar com o mercado Norte Americano, pois num mercado em que se vende Hummer e ainda vende Impala, um Chevrolet Omega 3.8 V6 com seus 6 metros de comprimento é considerado um carro médio. Vectra, Astra, Corsa e outros semelhantes não chegam a serem difundidos no mercado deles.


Pra finalizar o circo de horrores, tem uma outra figurinha que tá batendo ponto em tudo quanto é lugar: o Renault Logan. Ele não foi montado em cima de nenhum outro carro, e faz parte de um outro tipo de aberração - as múmias. Fala a verdade: quando você vê um Logan, não dá saudades da Lada? É um carro que existe há um bom tempo sem sequer ter remodelações em projeto, é vendido pela Dacia na Romênia, um país do leste europeu menos favorecido. E eis que foi implantado no Brasil como novidade, e em uma categoria, digamos, 'nobre' entre os compactos. Este Logan é um compacto por natureza, não de tamanho, mas de preço, só que entre os consumidores brasileiros, ele ganhou charme e recebeu preço um pouco mais alto do que o praticado no mercado de origem.

Há muitos outros exemplos, que nem precisam ser citados. O que eu peço aqui, é que os fabricantes tenham menos cara de pau de lançar um modelo velho maquiado, e comecem a investir mais num mercado grande, e em amplo crescimento que é o nosso.

- Vinícius Esgalha, que queria ter no Brasil o poder de opção que tem um europeu.

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