Carro dos Sonhos: Citroën C4 VTR


Vamos combinar uma coisa: essa seção de ‘Carro dos Sonhos’ é o carro dos MEUS sonhos, ok? O Citroën C4 VTR é um deles. Não é tão caro, se comparado com outros carros vendidos por aqui, aliás, existem carros mais caros vendidos até com mais freqüência, o Land Rover Discovery 3 é um exemplo. Mas o C4 é um carro que eu não posso comprar, e adoraria ter, por isso esta categoria.

Para quem não se lembra desse carro, é aquele que vira robô no comercial da TV.


Não estou falando do C4 Pallas, que apesar de muito bom, melhor e maior até que Ford Fusion, e que tem vendido bastante. Também não estou falando do C4 hatch (versão não VTR) que não é vendida no Brasil, e que por enquanto não faz falta.

Motivos para admiração? Hmm, vejamos... É um carro com alma esportiva, logo de cara se vê isso pela ausência das portas traseiras. O motor 2.0 16V, de 143 cv (6000 rpm), é um velho conhecido nosso – ele está no Brasil desde o começo do milênio no Peugeot 307 – e como nesse, o desempenho está longe de um legitimo esportivo, mas promete aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2s e velocidade máxima de 207 km/h (dados de fábrica).

Mas ainda não é isso que chama atenção nele. Repare no design. É um legitimo francês, que não é formado na escola de design italiana, mas está aprendendo. Repare nos ângulos. A janela traseira é dividida em duas e possui um aerofólio no meio. Repare na tecnologia. Volante com centro fixo (no começo é estranho, mas tem seu charme, e acaba parecendo um centro de comandos), direção elétrica é excessivamente leve, mas progressiva. Suspensão hidráulica. Os faróis, de xenônio, podem ser direcionais. Ligue o carro e quatro painéis amarelos gigantescos são acesos nos seus olhos. Tudo digital. Isso tudo meu amigo, é que faz a diferença: nenhum outro concorrente na faixa dos 80 mil reais tem.

Mais um item: ele tem porta-perfume, pra dissipar o cheiro dentro do carro. Coisa de francês. Frescura, mas ainda assim, nenhum outro tem.

Pode procurar outros concorrentes. Você vai achar coisas muito interessantes. O próprio Peugeot 307 Griffe é muito bom, mas está no mesmo patamar de preço, não chama tanta atenção nas ruas, e tem diversos itens a menos. O Volvo C30 é outra vedete do momento, e compartilha a mesma intenção do VTR: ambos têm vocação esportiva, 3 portas, visual atraente, e são novidades. Mas o Volvo não tem os faróis direcionais, o motor é o mesmo 2.0 (é verdade que o Volvo tem outras opções mais esportivas, mas a de 2 litros é a mais vendida por aqui), o porta-malas mal leva uma bandeja de iogurte, a tampa do porta-malas é toda de vidro (o que chama atenção), mas é minúscula, e por final, ele só leva quatro pessoas, com conforto, mas a 5ª pessoa tem que ficar de fora. Fora desta faixa de preço temos a BMW Série 1; o Audi A3; e a Mercedes Classe A; concorrentes da mesma categoria, mas esses são pelo menos 50% mais caros.

Imagino que você deve estar se perguntando: “Mas então esse carro não tem nada demais? Ele é só mais um nas ruas...” e é aí que está o meu ponto: esse é um carro exclusivo, que poucas pessoas têm e que quase não se vê nas ruas, e que tem uma ótima relação custo/benefício. O poder de exclusividade é algo muito apreciado e que geralmente custa caro, e este Citroën não cobra tanto assim.

- Vinícius Esgalha, que vai fazer um test drive no VTR e vai postar aqui de novo.

Um comentário:

Unknown disse...

Ae! 2º comentário!