Ponto de Vista: Hyundai Tucson


Alguém já parou pra olhar quantos Tucson existe nas ruas? É epidemia, tem um monte deles nas ruas, e é fácil entender o porquê. O Hyundai Tucson tem preço sugerido iniciando em R$77.201, o que para um SUV é bastante em conta. Outro fator decisivo é a falta de opção – brasileiro tem um pouco de receio de comprar carros importados, e se houvesse uma opção nacional equivalente ao Tucson, ele não seria esse sucesso de vendas. Acontece que a única opção nacional que se aproxima do Hyundai é a Chevrolet Blazer, que é antiquada, pequena, e fica no chinelo perto dos equipamentos do Tucson.

O Tucson é um ótimo carro, com potência de 142cv, ótimo espaço interno, e outros equipamentos que privilegiam sempre o conforto. A única coisa que ele não tem é personalidade. Ao olhar para a frente do carro, você tem a sensação de que já viu em algum lugar. Na traseira, a mesma coisa. No final, o conjunto da obra é harmônico. Este não é o tipo do carro que impressiona pelas linhas, mas pelo tamanho e pelo conforto.

Esse SUV tem poucos concorrentes na sua versão de entrada. Para as versões mais caras, é fácil ver concorrentes como Toyota Rav4, e Honda CR-V, todos acima dos 100 mil reais.

O ponto em que quero chegar é: alguém já parou pra pensar no Kia Sportage? A lembrança que temos do Sportage é aquele jipinho sem graça que era vendido da década de 90, quando os carros asiáticos desembarcaram por aqui. Foi uma chuva de carros ruins e atrasados até mesmo para o nosso mercado. Fernando Collor tinha razão quando considerava nossos carros umas carroças naquela época, e esses carros que vieram do outro lado do planeta não eram diferente. O Sportage veio nessa leva, e seu principal concorrente era o Suzuki Vitara.

Hoje os tempos são outros. O Kia Sportage divide a mesma plataforma, mesmo motor e outros itens com o Hyundai Tucson. Na essência, eles são o mesmo carro. Visualmente o Kia tem mais personalidade, mas mesmo assim não chega a ser autêntico. A diferença de valores entre os dois é mínima, menos de 5 mil reais, sendo que o Kia traz a mais a tração 4x4 (no Tucson, você tem que pagar pela versão GLS para ter esse opcional). De resto, os dois são carros muito bons, o motor é o mesmo 2.0 16V (ambos tem opção de motor 2.7 V6), e também têm 5 anos de garantia.

Se eu fosse comprar um SUV, apostaria no Sportage. Pelo menos, ainda não me convenceram de que há tantas diferenças relevantes, e o Kia tem visual mais harmonioso.

- Vinícius Esgalha, “SUV é pra mulher, eu quero é um Jeep Willys, ano 1968”.

2 comentários:

Renata disse...

Eu ainda prefiro o New Beetle

Unknown disse...

Eu ainda prefiro o Tucson. A hyunday tem uma estratégia de vendas mais agressiva e vários modelos à venda. A sua rede de concessionárias é bem maior. Já a KIA andou um tempo meio falida, e só agora está retornado ao Brasil.

Enfim, pra não trocar o certo pelo duvidoso, o Tucson é a melhor escolha.